INFORME-SE NO NOSSO

Blog

Muito mais do que um rostinho bonito: a F2F também tem bastante conteúdo.
Mask Group 19586

A magia da Inteligência Artificial Generativa

Um guia para todos os criativos

A inteligência artificial gerativa é um tipo de sistema de IA que desenvolve texto, imagens ou outras meios de resposta a solicitações em linguagem comum, o famoso prompt.

Ao contrário do que se imagina, a IA generativa não é apenas para os nerds da tecnologia. Ela já é uma ferramenta importante de trabalho, que traz oportunidades para que os criativos aprimorem suas técnicas e expandam seus limites.

Para performar uma tarefa manual e demorada ou para dar aquele insight que te tira do bloqueio criativo, seja você um designer ou copywriter, conhecer as tecnologias mais usadas é uma vantagem competitiva e criativa que não pode ser ignorada.

Na Agência F2F, temos aplicado IA em diversos processos criativos. As ferramentas que mais utilizamos são o Gaspers.ai, para conteúdo e tradução; e para design recorremos ao MidJourney, Dall-E 2 e as melhorias de IA embarcadas nos softwares do dia a dia, como no Photoshop, por exemplo.

Mas por onde começar? Aqui vão algumas dicas:

Seja descritivo, mas não prolixo

A IA gosta de informações concisas e diretas. Orientações repetitivas ou confusas dificultam a compreensão da máquina na hora de gerar textos ou imagens. Neste vídeo você confere algumas dicas sobre como criar bons prompts.

Escreva em Inglês

A maioria das plataformas de IA generativa funciona melhor no seu idioma nativo. Mas no Gaspers.ai orientações em Português funcionam super bem.

Peça tudo em volume

Ao trabalhar com IA, muitas vezes levamos mais tempo para escrever um prompt bom do que a IA leva pra devolver as respostas. Economize tempo já pedindo um alto volume de variações de texto, isso te permite usar a que melhor se encaixa no seu objetivo ou até mesmo selecionar diferentes partes de cada versão para chegar na entrega final.

Aplique sem medo para trabalhos mecânicos

A IA resolve rapidamente entregas que precisam de técnica e concisão, como a criação de textos para campanhas de search. Também funcionam super bem para propor variações de mensagem a partir de uma peça base, sem fugir da proposta da campanha. O Gaspers.ai é muito bom para solicitações como essas.

Peça ajuda à IA

Quando não souber nem começar a escrever seu prompt, a própria IA pode sugerir a melhor maneira de descrever sua ideia.

Ao usar ferramentas generativas de texto, você pode incluir “Faça perguntas a respeito do tema até que você tenha as informações necessárias para produzir o texto” para atingir um resultado mais preciso.

Já ao gerar imagens, é possível fazer o upload de uma foto e, por meio do comando “/describe”, você recebe de volta alguns caminhos diferentes de descrição. Aí basta analisar qual das opções melhor se encaixa na sua necessidade e, a partir disso, criar o prompt fica muito mais fácil.

Caso real:

Eu precisava criar um personagem similar ao Chacrinha – uma figura super difícil de descrever! Então subi uma imagem real dele, apliquei o comando “/describe” e fui lapidando até, ao usar a descrição gerada pela própria máquina, pude obter o resultado abaixo.

Inteligência Artificial Generativa Describe

Resultado de personagem semelhante ao Chacrinha criado através de Inteligência Artificial Generativa

Detalhe o formato

Quando estamos gerando um texto, especificar o formato (roteiro, tópicos, perguntas e respostas) torna sua entrega bem precisa.

No caso das plataformas generativas de imagem, o formato quadrado costuma ser o padrão automático de entrega, mas basta incluir as dimensões que você busca no prompt e a resposta será adequada.

Caso real:

Inteligência Artificial Generativa criando quatro imagens de família

Para gerar essas quatro imagens, utilizamos, em inglês, o prompt “família rica, negra e brasileira viajando. Bem-vestidos. Fotos reais, 4k, pessoas reais, cinematográfica, f/1.8, iluminação global e de acentuação –ar 16:09”

Use referências e desdobre via Seed

Precisar de uma estética muito específica ou de um mesmo personagem em diferentes artes pode ser um desafio. Mas não é necessário descrever o “mascote” a cada prompt, basta incluir o seed da sua base.

Caso real:

Para criar meu personagem, usei a foto de um bebê e fui construindo uma história para ele: dei um nome, descrevi características físicas mais marcantes, estilo visual em que eu gostaria de trabalhá-lo.

Inteligência Artificial Generativa criando personagem 3D

Para ter o resultado acima usamos, sempre em inglês, o prompt: “Théo é um bebê de 1 ano com olhos azuis, cabelos loiros, pele clara, fofo e engraçado. Estilo cartoon da Pixar”. A partir do resultado, podemos encontrar o seed da peça ao enviar o emoji de e-mail (envelope) no chat.

E pronto! Agora você pode desdobrar a imagem da forma que quiser, como fizemos abaixo ao usar o prompt, ainda em inglês, “Théo é um bebê de 1 ano com olhos azuis, cabelos loiros, pele clara, fofo e engraçado. Estilo cartoon da Pixar. Cena em um castelo com um dragão ao fundo –seed (número)”. O resultado original e seus desdobramentos com zoom out, você vê a seguir:

Inteligência Artificial Generativa Seed Desdobramento

Além disso, cada uma dessas imagens pode se tornar um novo seed, que pode servir de base para um novo processo!

Alguns trabalhos que só foram possíveis com IA

A IA tem permitido criações que seriam impossíveis considerando limitações de banco de imagens e de budget. Representatividade, design de personagens, unidade visual e muito mais só foi possível graças às técnicas diferentes que as plataformas podem nos proporcionar.

Lembra da família que criamos no início do artigo? Olha ela nessa peça de Avenue!
Inteligência Artificial Aplicação Avenue
Criamos um personagem exclusivo, com agilidade, para uma proposta de TCL.
Inteligência Artificial Aplicação Tcl
Trouxemos coerência visual para uma campanha de Copa do Mundo Feminina sem precisar de um ensaio fotográfico. Usar bancos de imagem tornaria praticamente impossível esse resultado coeso.
Inteligência Artificial Aplicação Tcl Copafeminina

E agora? É mão na massa!

Truques, códigos e comandos básicos podem impactar e muito a forma com que criamos e desenvolvemos peças visuais, mas não precisa parar por aí. A magia da AI é que aprender mais é muito simples, conhecimentos super valiosos estão acessíveis pela internet.

A inteligência artificial é sobre tornar o impossível real, e esse propósito não podia estar mais alinhado com a inquietude que corre nas veias da F2F. Por conta disso, nosso papel é entender como as tecnologias que chegam quebrando tudo podem estar ao nosso lado na hora de construir histórias ainda mais incríveis.