INFORME-SE NO NOSSO

Blog

Muito mais do que um rostinho bonito: a F2F também tem bastante conteúdo.
Capas Artigos Planejamento

Convertendo planejamento em impacto com o Social Media Canvas

Imagine condensar todo o seu planejamento de social em apenas um quadro

Na era do “quem não é visto, não é lembrado”, as redes sociais se tornaram uma arena para as empresas. Uma simples rolagem no feed revela um universo de marcas, todas lutando pelo mesmo objetivo: a atenção do consumidor.

Cada postagem é uma oportunidade de convidar o consumidor a conhecer o universo da marca/produto. Por isso, o conteúdo de social deve ser orquestrado com uma estratégia inteligente.

E então, por onde começar? Como ser relevante? Em quais canais estar presente?

Para responder essas perguntas, surge o Social Media Canvas: uma metodologia que direciona o pensamento estruturado e contribui com outputs criativos – elementos cruciais para qualquer estratégia de sucesso.

A metodologia

O Social Media Canvas é inspirado no Business Model Canvas, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, e ele simplifica o planejamento de redes sociais, reunindo os principais elementos da estratégia em uma única folha, o que te permite descrever, visualizar, avaliar e compartilhar o planejamento com facilidade.

O modelo é composto por quatro blocos essenciais:

  • Realidade Empresarial: Avalia o que a empresa deseja comunicar, olhando para dentro da organização e seus concorrentes.
  • Público-Alvo: Mostra quem são os públicos de interesse e como abordá-los, adaptando a mensagem para cada plataforma.
  • Conexão: Elenca pontos de interesse comuns entre a empresa e seu público, criando uma relação genuína.
  • Objetivos: Define metas claras e mensuráveis que estejam alinhadas com a estratégia de negócios.

Como utilizar?

Para que o processo se torne ainda mais simplificado, esses quatro blocos foram divididos em nove passos:

  • Objetivo: As metas de social devem vir do cascateamento das metas gerais de marketing, que advém dos objetivos do negócio. Pense como as redes sociais podem te ajudar a bater metas.
  • Benchmarking: Compreender as ações da concorrência é uma excelente forma de identificar oportunidades na sua área. Analise posicionamento, tom de comunicação, estética e atividades gerais das empresas que dividem mercado com você e/ou que fazem um bom trabalho nas redes. Inspire-se e crie em cima disso (não copie!).
  • Posicionamento da marca: Marcas sólidas têm sua identidade completamente alinhadas aos seus objetivos, e isso deve se refletir nas mídias sociais. Uniformize a comunicação offline com sua presença digital. Algumas empresas utilizam personas para facilitar a representação do seu posicionamento.
  • Público-alvo: Não atire para todos os lados! Visualize os grupos que sua empresa atinge e, principalmente, quais públicos não são endereçados e mantenha-os em mente durante o planejamento. Também é possível segmentar seu target geral e escolher falar com audiências diferentes em diferentes plataformas.
  • Conexão: Para criar conexões genuínas com a sua audiência, é preciso compreender quem eles são, quais são seus interesses e como a sua marca pode ser relevante para o usuário.
  • Arquitetura de canais: Sabendo quem é seu público e como falar com ele, resta identificar onde o seu público está. Para isso, entenda seus recursos e como eles serão distribuídos pelas diferentes redes sociais.
  • Editorias: Sabendo com quem, como e onde falar, agora é o momento de selecionar os temas de diálogo que sua empresa irá propor e organizá-los de forma que você se torne uma referência e fonte de informação.
  • Mídia: Cada dia mais, o orgânico não faz verão nas redes sociais. Resultados robustos só virão com investimento consistente em mídia, focando em ampliar sua visibilidade. Esses investimentos são altamente customizáveis, portanto determne seu orçamento e como ele será alocado minuciosamente.
  • Mensuração de desempenho: Já na estratégia, defina quais serão as métricas de sucesso para as redes sociais e mensure com frequência e consistência. Escolha, no máximo, três KPIs e use-os como foco, sempre ajustando a execução para estar mais próximo das metas.

Para pôr em prática

É preciso manter em mente que nossa metodologia é tudo, menos linear. Os blocos só podem funcionar se estiverem interconectados. Você pode partir de qualquer ponto para iniciar. Revisitá-los é, além de possível, recomendável. Muitas vezes, a definição de um bloco implica na revisão de outros para manter o planejamento coeso.

Lembre-se: O planejamento é vivo! Construa sua estratégia com diferentes pontos de vista de diferentes níveis hierárquicos, revise seus pontos regularmente e garanta que ele esteja sempre atualizado. Se seus negócios mudam com o tempo, a internet muda ainda mais.