Um bom investimento em marketing é um dos principais fatores para garantir o crescimento da marca, seu fortalecimento, aumento de receita e novos clientes.
Um ponto que requer atenção em qualquer empresa é o orçamento de marketing versus orçamento total. De acordo com a pesquisa CMO Survey 2022, patrocinada pela Delloite, o orçamento de Marketing em proporção ao orçamento total se manteve relativamente estável ao longo dos últimos 10 anos, ficando próximo a 12%.
2021, por exemplo, foi um ano completamente atípico ao compararmos com o restante da última década, na métrica de investimento de mkt/receita. Muito relacionado a cortes de custo e um aumento de receita em alguns setores.
Ao analisar os dados por tipos de empresas, há uma maior variação do orçamento de Marketing, como por exemplo empresas B2C de produtos que estão na faixa de 15 a 20% do orçamento total. Porém, os executivos indicam um crescimento médio de 16,2% nos investimentos de marketing digital para os próximos 12 meses e de 2,9% no Marketing offline. Seguindo esta tendência, o digital deve ganhar cada vez mais força após o período pandêmico.
Exemplo de uma gigante
Sem investimento em marketing e vendas, dificilmente se tem um crescimento forte e acelerado. Salesforce, por exemplo, está entre as gigantes de software seu CAGR de 26% entre 2014 e 2022. Milagre? Não! A empresa investe o dobro dos seus concorrentes diretos em marketing e vendas: 45% versus ~20% (vendas+mkt / receita).
E quando falamos em investimento não é sobre uma campanha ou 1 trimestre. É sobre realizá-lo consistentemente ao longo dos anos com uma força maior do que seus competidores. Mesmo marcas consolidadas devem seguir investindo fortemente para garantir seu crescimento e liderança.
Claro que o crescimento não é decorrente somente de marketing e vendas (tem M&A, inovação, produto, pessoas…), mas certamente é um dos principais catalisadores (e é no caso específico de Sales Force).