Criatividade e resultado combinados de forma inédita - F2F
São Paulo
R. Ibiraçu, 166 | Vila Madalena

Criatividade e resultado combinados de forma inédita

Escrito por Rebeca Pedroso 15/02/2022
Por Felipe Bogéa

Anúncios do Super Bowl são referências mundiais em publicidade. Em 2022, eu fiquei impressionado mesmo com o comercial da Coinbase. Aqui vão alguns dos meus pensamentos:

Criatividade: simples, original e genial. Um QR Code colorido flutuando na tela em um fundo preto por 60 segundos. 

Gatilho de atenção: curiosidade humana. Quem iria resistir a saber do que se tratava aquele QR Code misterioso. ~1 em cada 5 espectadores acessaram (estimando uma audiência de 100 milhões).

Oferta clara: uma URL de destino exibindo a promoção de US$ 15 em Bitcoin grátis para novos clientes que se inscreverem nos próximos dias. Para os já cadastrados, colocar um prêmio de 3 milhões de dólares.

Coinbase

Senso de urgência: oferta por tempo limitado, com um contador mostrando o tempo decrescendo.

Custos: para gerar o QR code, quase nada, para veicular US$ 14 milhões. A grande maioria dos outros comerciais do Super Bowl, utilizam estrelas que custam milhões em cache. Portanto, do ponto de vista de custo foi bastante eficiente.

Ponto de melhoria (sempre tem:): o site caiu devido ao aumento do volume repentino e gigantesco (20 milhões de acessos nos 60 segundos). Talvez investir/preparar melhor a infra.

QRcode: uma excelente forma de conectar o “mundo” offline com o online (com um bônus de rastreabilidade do retorno (ROI/ROAS) muito alto!)

Coragem: o time da Coinbase teve coragem de investir em um anúncio inovador. Poderia ter dado errado. Fazer diferente sempre exige coragem e apetite a risco por parte dos decisores (muitas vezes raro no ambiente corporativo).

Retorno do investimento: o aplicativo passou do 186º lugar para o segundo lugar no ranking da App Store nos EUA! 20 milhões de acessos em 60 segundos. O custo de aquisição (CAC) provavelmente foi menor do que teriam fazendo aquisição via marketing digital (padrão). Gerou awareness da marca e trouxe novas pessoas para a Coinbase. E agora que eles têm uma conta, eles também podem comprar mais (olha aí o conceito de LTV).

Moral da história: criatividade e resultado podem vir de elementos já bem conhecidos, mas combinados de forma inédita (1 QR code, 1 tela preta, 1 Landing Page).

 


POSTS RELACIONADOS



POSTS RELACIONADOS