Porque descanso é tão importante para o trabalho - F2F
São Paulo
R. Ibiraçu, 166 | Vila Madalena

Porque descanso é tão importante para o trabalho

Escrito por Rebeca Pedroso 10/11/2021

Na Agência F2F o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental. Por exemplo, tirar férias é obrigatório! O fato incontestável é que as pessoas descansadas são mais felizes e produzem melhor.

Nossa Squad Leader Kakau Gomes, que chegou há pouco mais de um mês na agência, compartilhou um pouco de sua visão sobre nossa cultura e experiência na prática.

“Parece até contraditório utilizar descanso e trabalho na mesma frase, não é mesmo? Isso porque o período de descanso de um funcionário historicamente não é bem visto pelas empresas, a maioria não se prepara para esse momento e sempre que um funcionário toca no assunto é um momento tenso, “mas quem vai te cobrir? Quanto tempo você precisa? Devia ter avisado 6 meses antes!” e na minha opinião o pior de todos “mas você já tem recesso no final do ano?”.

Compartilhando a minha experiência, sempre disse “eu trabalho para tirar férias” e isso nunca quis dizer que eu não gostasse do meu trabalho mas que sempre valorizei um tempo pra mim, para passar com quem é especial na minha vida e nem sempre isso foi bem visto. Quantas vezes fiquei receosa de falar com um gestor sobre o assunto, sabendo que não seria fácil e sim bastante desconfortável. Tive a sorte também de ter gestores que entendiam que isso era importante pra mim e respeitavam.

Descansar sempre foi importante até mesmo para que as pessoas trabalhassem mais felizes e motivadas, ainda mais em tempos atuais quando vivemos um distanciamento social e tivemos que lidar com tantas questões emocionais, em tempos onde você está sempre conectado e o seu escritório fica na sua casa, estamos cada vez mais envolvidos em nossos trabalhos e parar é mais importante do que nunca.

Recentemente cheguei na Agência F2F e me deparei com uma cultura nova, a cada 6 meses tirar 15 dias de férias. Confesso que essa postura já me deixou bem impressionada desde o momento da entrevista, mas esperei pra ver como isso acontecia de fato. Foi aí que após 2 semanas de trabalho o RH me contatou para avisar que eu já tinha 5 dias de férias proporcionais que deveria tirar nos próximos 3 meses. Minha primeira reação foi de grande surpresa, como assim dias de férias com 2 semanas? Muito sem graça e me sentindo culpada por ter direito a essas férias, falei para meu gestor que tiraria apenas 2 dias e ele me disse “você já viu uma empresa que te obriga a tirar férias? Aqui é assim, isso é importante pra gente”.

Depois de tudo isso meu sentimento foi inicialmente de choque e em seguida de carinho e acolhimento por parte da empresa.  Olhar para pessoas sabendo que são seres humanos e não robôs deveria ser o básico, mas hoje é um grande diferencial, por isso a cultura de uma empresa reflete a dedicação e respeito que seus funcionários tem por ela.”


POSTS RELACIONADOS



POSTS RELACIONADOS