Presença Digital no setor farmacêutico – um estudo sobre o olhar estratégico das 10 maiores empresas do setor - F2F
São Paulo
R. Ibiraçu, 166 | Vila Madalena

Presença Digital no setor farmacêutico – um estudo sobre o olhar estratégico das 10 maiores empresas do setor

Escrito por Rebeca Pedroso 28/10/2021

Se a robustez da presença digital (digital footprint) de uma marca já era importante, depois da pandemia ela se tornou crucial na sobrevivência e crescimento dos negócios. Seja na construção e posicionamento da marca, no relacionamento com o público-alvo ou na geração de vendas.

Mas o que é mesmo a presença digital? Resumidamente, é como a marca aparece em diferentes plataformas e conteúdos da internet e o quão presente ela está nas pesquisas e compras dos consumidores. Mas vale ressaltar que para obter sucesso, não basta estar presente, mas sim se destacar entre os seus concorrentes diretos.

Muitas grandes e médias empresas estão na internet apenas “porque tem que estar”, se tornando um alvo fácil para a concorrência na falta de uma visão estratégica.

Existem algumas maneiras de melhorar a presença digital de uma empresa, mas o primeiro passo é ter um diagnóstico de sua atuação na internet e como isso se compara a seus concorrentes (benchmark). O Índice de Presença Digital é uma metodologia compreensiva e direta para ajudar as marcas, mensurando a presença relativa versus os seus concorrentes diretos e apresenta fraquezas e fortalezas de cada uma delas.

A indústria farmacêutica tem uma particularidade que é focar todas as suas forças em produtos e investir bem menos ou nada na sua própria marca institucional. Porém, é importante salientar que uma excelente presença digital garante o aumento da reputação e reconhecimento de uma marca.

Ao estudarmos as 10 maiores farmacêuticas e os dados da presença digital, nos deparamos com três perfis distintos. A figura abaixo mostra a distribuição da presença digital das marcas institucionais:

 

F2f 01 Presença Digital Farm Lk 01 V3 02

A presença digital é feita pela relevância que a marca ocupa nos principais eixos da internet. O primeiro ponto de partida é o Google, passando posteriormente para um site bem estruturado, podendo seguir para mídias sociais e demais sites.

Esse estudo foi feito pela equipe da agência F2F, especializada em Comunicação e Marketing Digital, com ampla experiência na indústria farmacêutica. Atualmente, na indústria de Healthcare, tem como clientes GE Latam, Merz, União Química, Theraskin e Hospital Albert Einstein. 

Preencha o formulário e tenha acesso ao estudo completo, com outras análises e à metodologia desenvolvida por Felipe Bogéa, um dos sócios fundadores da agência F2F.


    Nome

    E-mail

    Empresa

    POSTS RELACIONADOS



    POSTS RELACIONADOS