Agile Marketing – Agilidade e execução - F2F
São Paulo
R. Ibiraçu, 166 | Vila Madalena

Agile Marketing – Agilidade e execução

Escrito por Rebeca Pedroso 25/10/2021

O Agile Marketing tem como proposta se adaptar aos novos tempos através de uma estratégia de gestão acelerada, com objetivos claros e ciclos mais curtos – em torno de duas semanas. Bem diferente do Marketing tradicional, onde planejamento é feito a médio e longo prazo, com ciclos que variam de 6 a 12 meses.

Segundo a consultoria McKinsey, essa gestão acelerada ainda está longe de acontecer completamente. Apenas 3% dos executivos consideraram a implementação do Agile Marketing tranquila, contra 80% dos profissionais que relataram a presença de inúmeros obstáculos. O desafio de envolver outras plataformas como Google, Twitter, Facebook e LinkedIn foi mencionado por 40% dos participantes desta pesquisa. 

Questões como lidar com altas demandas, entregas mais dinâmicas, alterações em orçamentos e a necessidade de profissionais preparados são os mais listados por líderes de agências que adotaram Agile Marketing. Porém, ao adotar essas práticas de forma agressiva, os profissionais de marketing podem gerar crescimento contínuo nos negócios. Em resumo, os benefícios gerados são:

  • Melhor produtividade, transparência e mensurabilidade da agência;
  • Acesso rápido aos resultados para ver o que funciona e poder repetir o que dá certo;
  • Maior comunicação entre a equipe e agilidade na resolução em momentos críticos, abrindo vantagem perante à concorrência;
  • Relações estreitadas entre cliente e agência de forma consistente.

Dentro da F2F, adotamos princípios de agile marketing há 2 anos. 

Estrutura organizacional

Nossa estrutura organizacional é composta de pequenos times (squads) multidisciplinares dedicados a atender um único cliente ou um pequeno conjunto de clientes. Essas equipes são montadas ao redor do cliente, garantindo agilidade, imersão na conta e senso de equipe. É o caso de Lopes e Ifood, por exemplo.

Times integrados ao cliente

Temos práticas implementadas que tornaram as entregas mais ágeis e assertivas, como nossa relação com o cliente AO³, onde não só o time de atendimento participa de reuniões e de processos de briefing, mas também toda a equipe de criação. O resultado é um time com mais conhecimento e preparado para atender todas as demandas.

Essa experiência nos mantém em maior envolvimento com os projetos, deixando de ter somente o profissional de atendimento como guardião da experiência do cliente, encurtando caminhos e gerando sucesso na entrega de resultados.

Autonomia

Outro fator importante é a autonomia dos nossos times e pessoas, um dos nossos valores que possibilita maior agilidade no dia a dia. Cada time tem a liberdade de tomar as decisões e mudar as rotas à medida que surge um desafio, sem burocracia ou grandes validações internas.


    Nome

    E-mail

    Empresa

    POSTS RELACIONADOS



    POSTS RELACIONADOS

    ABRADI