Mas o que é mesmo a presença digital? - F2F
São Paulo
R. Ibiraçu, 166 | Vila Madalena
+55 11 3796 2759

Mas o que é mesmo a presença digital?

Escrito por Felipe Bogéa 12/08/2021

Antes da pandemia, a robustez da presença digital (digital footprint) de uma marca já era importante, mas como muitas das transformações que vieram, a presença digital se tornou crucial na sobrevivência e crescimento dos negócios. Ela é fundamental na construção e posicionamento da marca, no relacionamento com seu público-alvo e na geração de vendas. Portanto, a presença digital da marca contribui com objetivos diretamente ligados ao sucesso de qualquer empresa.

Mas o que é mesmo a presença digital? É como a marca aparece nas diferentes plataformas e conteúdos espalhados pela internet. De maneira didática e simplista, podemos dividir essa presença em 7 blocos principais: website da marca, busca orgânica do Google, anúncios pagos (Google Ads, Social Media Ads…), Mídias Sociais, Influenciadores, Email Marketing, conteúdo. Obviamente, a produção de conteúdo será necessária em todos os blocos, portanto é um eixo transversal que alimenta os demais.

Uma presença digital robusta e eficiente pode ter diferentes formas a depender dos objetivos estratégicos da empresa. Por exemplo, uma empresa que tem uma estratégia contínua de inovação e lançamento de produtos vai se focar em uma presença mais relacionada com awareness de marca e produtos (topo do funil), enquanto uma empresa que objetiva defender uma posição já consolidada em um determinado mercado, vai ter uma presença e táticas mais focada no relacionamento e conversão da base já existente (meio e fim de funil). Nos comentários, deixei o link para um artigo excelente nesse ponto.

Uma excelente presença digital possibilita à marca expor sua narrativa e posicionamento em todos os pontos de contato ao longo da jornada de compra. Ela possibilita não apenas aumentar o reconhecimento da marca, mas também fortalecer a reputação da empresa.

Dito isso, no mercado brasileiro, ainda vemos grandes e médias empresas com presenças digitais muito frágeis e sem uma visão estratégica clara. Muitas estão na internet “porque tem que estar”. Isso significa riscos para essas empresas e uma grande oportunidade para seus concorrentes!

 

Autor: Felipe Bogéa

Artigo mencionado no texto: Business strategy and the management of digital marketing, Business Horizons (link: https://bit.ly/3s5Sp5K).


POSTS RELACIONADOS



POSTS RELACIONADOS

ABRADI