7 aprendizados para aumentar as chances do seu negócio dar certo - F2F
São Paulo
R. Ibiraçu, 166 | Vila Madalena
+55 11 3796 2759

7 aprendizados para aumentar as chances do seu negócio dar certo

Escrito por Fred Pericini 22/03/2021

São 36 anos de vida, 12 de carreira, 4 starts de novos negócios, sendo um deles na China e 4 anos da agência f2f-digital, a qual sou sócio fundador. Nesse período, consegui tirar dos meus erros e acertos alguns aprendizados que quero dividir através deste texto. São 7 dicas:

1) Priorize onde investir seu tempo: com certeza alguém já te disse que é impossível abraçar o mundo, e é mesmo. Cada negócio e em cada fase do mesmo é uma priorização diferente. Nos deparamos com dezenas de tarefas em diversas áreas da administração que demandam sua atenção: jurídico, financeiro, contábil, operação, comercial, marketing. No começo, a prioridade no meu caso, foi gerar receita. Tudo o que apareceu no caminho da geração de receita, foi priorizado. Para ficar tranquilo, pense que cada coisa terá a sua hora, mas é preciso que seja uma de cada vez. São precisos alguns meses, até anos para que você deixe tudo na forma como imaginava.

2) Acostume-se a lidar com incertezas: começar algo do zero é assustador as vezes. Tem decisão que por mais que eu pondere os pros e contras, ainda não tenho certeza. Para ajudar nessa aceitação quanto ao fantasma da incerteza, uma frase dita por um tio meu me marcou: “Não tem problema errar, mas erre rápido”. Errar sempre me gerou aprendizados. O que faz a diferença é saber corrigir o mais rápido possível. Testar soluções é uma boa tática. E quando digo testar não é simplesmente apostar na sorte e ver no que vai dar. É estabelecer um período de teste, um fator de medição de sucesso e decidir rápido.

3) Seja consciente com custos: claro que quando idealizei meu negócio queria um lugar maravilhoso, mesas lindas, computadores de ponta para todo mundo. Mas é preciso ter os pés no chão, principalmente com custos. Assim como cada área do negócio tem a sua hora para ser prioridade, com os gastos não é diferente. Sempre que possível, escale o custo conforme o crescimento da sua receita. Muito cuidado, é preciso conter os sonhos e ficar de olho no fluxo de caixa.

4) Desenvolva um diferencial e comunique-o com clareza: não seja mais do mesmo. Saiba eleger o seu diferencial e comunicá-lo de forma clara e frequente. Se você não disser, as pessoas não têm como adivinhar. Então, fale, repita, e fale de novo, seja consistente na sua comunicação.

5) Negócios geram negócios: é fundamental entender que pode ser que apareça uma proposta que não vai te trazer o ganho que você imaginava. Mas um negócio gera outro. Mesmo que durante o processo comercial apareçam oportunidades que à primeira vista não traz a margem adequada, pode valer a pena executar pelo networking e cases que se gera.

6) Cliente é seu maior marketing: melhor do que você falando de si mesmo é um cliente depondo o quanto a sua empresa é boa. O boca a boca ainda é o melhor tipo de marketing. Muitas empresas falam que entregam, mas nem sempre é assim que funciona, então, alguém testemunhando sobre o seu serviço/produto, faz a sua fala ganhar credibilidade.

7) Saiba onde quer chegar: quando você sabe o que quer, em números, você move toda a organização para atingir aquele número. Seja consciente no seu planejamento. Tenha metas financeiras, comerciais, operacionais e relacionadas às pessoas.

Empreender é lidar com o incerto praticamente o tempo todo e ser submetido a tomadas de decisões diárias. Não existe uma receita de bolo, o importante é se planejar, testar, corrigir rápido. Não permita que a ilusão do negócio perfeito tire seus pés do chão. O Brasil precisa de gente destemida, com fome de empreender.

 

Autor: Frederico Pericini


POSTS RELACIONADOS



POSTS RELACIONADOS

ABRADI